Podem as pobres almas orar por nós?





   No mês de novembro, é justo que nós pensamos sobre as pobres almas do purgatório. Embora seja uma questão de fé que os santos podem orar por nós, e também que podemos orar para as pobres almas, não há dúvida de pouco se as almas do purgatório podem orar por nós. Enquanto há hoje muita devoção popular - que também parece ser apoiada pelas experiências de alguns santos mais recentes (por exemplo, São Pio) - pelo qual os fiéis invocam o poder de intercessão das almas santas, é bom reconhecer que a maior parte da tradição é decididamente contra esta possibilidade.
  Concessão que quase doutor cada Igreja tem implícita ou mesmo explicitamente considerou que as pobres almas não podem orar por nós, não há qualquer fundamento para implorar a sua intercessão?

Parece que as pobres almas não podem orar por nós.

   A natureza do purgatório é uma purgação passiva. As almas ali são prestados inteiramente passivo, sofrendo as fogueiras purificadoras do purgatório. Assim, eles estão em um estado de precisar da nossa ajuda, e não são de estado para nos dar assistência.
  Além disso, devemos notar que a maneira em que uma alma humana vem naturalmente com o conhecimento das coisas do mundo é através da experiência dos sentidos. Por natureza, um homem não pode ter nenhum conhecimento sem experiência sensorial.
   No entanto, os santos no céu sabe das ocorrências na terra, tanto através da visão beatífica ea infusão de conhecimento em seu intelecto. No entanto, as almas do purgatório não têm a visão beatífica e também (normalmente) se não receber o conhecimento infundido - pelo menos não temos nenhuma razão para pensar que eles recebem conhecimentos neste modo. Portanto, a maior parte dos médicos e teólogos afirmam que as pobres almas não sabem nada do que está ocorrendo na Terra.
  Assim, há uma objeção dupla com a idéia de as pobres almas, intercedendo em nosso favor: primeiro, eles não estão em condições de oferecer assistência para nós, mas estão precisando de nossas orações, em segundo lugar, mesmo se pudessem orar por nós, eles parecem não saber nada do que estamos enfrentando e que não têm conhecimento do nosso pedido para a sua assistência.

  O testemunho da tradição e da liturgia da Igreja

   Temos de admitir que a tradição e da liturgia dar nenhuma razão para pensar que os pobres almas podem orar por nós. Em nenhum momento na liturgia que a Igreja invoca as orações das almas no purgatório - sim, ela reza em seu nome.
   Além disso, não há evidências substanciais de que qualquer um dos Padres da Igreja acreditavam que as almas pobres poderiam normalmente interceder em nosso favor. Da mesma forma, os teólogos escolásticos são decididamente contra a idéia. St. Thomas rejeita a noção principalmente devido ao fato de que as pobres almas estão em um estado passivo e não pode ativamente orar. São Roberto Belarmino acrescenta que, mesmo que as pobres almas poderia orar, eles não têm conhecimento do que para o que eles deveriam rezar. O Catecismo da Igreja Católica toques sobre esse ponto brevemente, dizendo: "A nossa oração por eles [isto é, as pobres almas] é capaz não somente ajudá-los, mas também de fazer sua intercessão por nós eficaz." (CIC 958) O ponto aqui é que, uma vez que nossas orações ajudam as pobres almas para atingir o céu, então eles vão ser capazes de interceder por nós.

Uma outra consideração de Santo Afonso

   No entanto, tudo isto não obstante, não é o simples fato de que muitos santos têm afirmado que as pobres almas que regularmente interceder por eles. Assim, devemos tentar entender o que está ocorrendo. Nesta matéria, nos voltamos para o grande doutor da Igreja, Santo Afonso de Ligório (de O Grande Meio da salvação e perfeição ):
"Mais uma vez, é discutível se existe qualquer uso em recomendar a si mesmo para as almas do purgatório.       Alguns dizem que as almas do que o estado não pode orar por nós, e estes contam com a autoridade de São Tomás, que diz que as almas, enquanto estão sendo purificada pela dor, são inferiores a nós, e, portanto, "não estão em afirmar a orar por nós, mas sim requer orações act ".
"Mas muitos outros médicos, como Belarmino, Sylvius, Gotti Cardeal, Lessius, Medina e outros afirmam, com grande probabilidade, que devemos acreditar piamente que Deus manifesta a nossa oração a essas almas santas, a fim de que eles podem orar por nós, e que assim o intercâmbio de caridade de oração mútua pode ser mantido entre eles e nós. Nem palavras St. Thomas 'apresentar muita dificuldade, pois, como Sílvio e Gotti dizer, é uma coisa para não estar em um estado de orar, outra para não ser capaz de rezar.
"É verdade que as almas não se encontram em um estado a rezar, porque, como diz S. Tomás, enquanto sofrendo eles são inferiores a nós, e sim exigir nossas orações, no entanto, neste estado eles são bem capazes de orar, como eles são amigos de Deus. Se um pai mantém um filho a quem ama com ternura em confinamento por alguma falha, se o filho, então, não está em um estado de orar por si mesmo, é que qualquer razão para que ele não pode orar para os outros? e não pode ele esperar obter o que ele pede, sabendo, como ele faz, o afeto de seu pai por ele?
"Assim, as almas do purgatório, sendo amado por Deus, e confirmado em graça, não tem absolutamente nenhum impedimento para impedi-los de orar por nós. Ainda assim, a Igreja não invocá-los, ou implorar a sua intercessão, porque normalmente eles não têm conhecimento de nossas orações. Mas podemos acreditar piamente que Deus faz as nossas orações conhecidas por eles, e então eles, cheio de caridade como elas são, com toda a certeza não deixar de orar por nós. Santa Catarina de Bolonha, sempre que desejado qualquer favor, recorreu às almas do purgatório, e foi imediatamente ouvido. Ela ainda declarou que pela intercessão das almas do purgatório que ela tinha obtido muitas graças que ela não tinha sido capaz de obter por intercessão dos santos. "

   Podem as pobres almas orar por nós?

  Geralmente, temos de dizer "não" as pobres almas não podem rezar por nós. No curso normal das coisas, as pobres almas não são nem no estado a orar em nosso nome, nem têm conhecimento das nossas necessidades ou nossas orações.
No entanto, não há nenhuma razão para pensar que Deus não poderia conceder dispensas especiais para alguns dos pobres almas, às vezes. Assim foi que, de acordo com o testemunho de vários santos, alguns pobres almas ouviu e respondeu às orações dos vivos.
Ainda assim, isso não está na norma e a Igreja não neste momento recomendar um hábito regular de pedir as orações e intercessão dos pobres almas. Em vez disso, especialmente no mês de novembro, devemos lembrar nosso dever de orar por eles - certamente, a alma que se liberta do purgatório por nossas orações, não deixará de recompensar-nos com muitas bênçãos.

Requiem Aeternam dona eis Domine. Et lux perpétua eis luceat. Requiescant no ritmo. Amen.

--------------
fonte: http://newtheologicalmovement.blogspot.com.br/2011/11/can-poor-souls-pray-for-us.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário