Por que os padres devem usar vestes negras para funerais e para o Dia de Finados


Embora o blog Novo Movimento Teológico raramente entra em questões litúrgicas ou rubrical, preferindo considerar os fundamentos teológicos mais profundos, a re-introdução do uso de vestes negras na vida paroquial nos parece ser tão importante para a renovação da fé as pessoas (pelo menos nos EUA, embora provavelmente em todo o mundo) que devemos dedicar um post a esta causa.
No Novus Ordo - ou seja, a forma ordinária do Rito Romano, que é comemorado na maioria das paróquias nos EUA (em Inglês) - não há razão para que o preto não pode ser usado regularmente. No antiquior usus - a forma extraordinária - vestes negras são obrigatórias para as Missas certos. Vamos considerar os pontos teológicos primeiro, e depois faremos algumas conclusões práticas.




O significado de vestes negras

Preto é, claro, um símbolo de morte (ou seja, no Ocidente). Certamente, outras cores também têm sido usados ​​para representar a morte - mesmo verde! Ainda assim, em sua maior parte, o preto é o símbolo tradicional da morte na cultura ocidental, e isso mantém até hoje. No mundo ocidental, todo mundo se veste de preto a um funeral ... exceto o sacerdote, e muitas vezes ele se veste de branco!
Preto não significa desespero, não em todos. Em vez disso, o preto é o símbolo do luto, da perda, da morte - mas este luto será transformada em alegria, a perda é grande ganho, e a morte é o nascimento para a vida verdadeira. A cor preta é de modo algum contrária à esperança cristã.

Preto como cor litúrgica

É interessante notar que - embora, nos primeiros dias da Igreja, branco parece ter sido a cor das vestes em cada dia do ano - preto foi quase certamente introduziu na liturgia antes violeta (roxo). Na verdade, parece que o negro passou a ser usado como um dos (originalmente) quatro cores principais da Missa: branco, verde, vermelho e preto.
Tradicionalmente, o preto é usado em todas as missas das massas mortas e funeral, no Dia de Finados, e na sexta-feira. No Novus Ordo , preto não é para ser utilizado na Sexta-mas podem ainda ser utilizados nas Missas outras (embora violeta e até branco também são permitidos, e, na prática, de preferência). Não há razão para que um sacerdote não podia, no Novus Ordo começar a usar vestes negras, pelo menos para o dia de Finados - e até mesmo para funerais e Requiem missas.

A teologia de um Requiem Missa para os mortos

Preto significa luto, mas simplesmente não luto em geral. Em vez disso, o preto nos dirige de uma maneira particular para lamentar e rezar pelos mortos. Enquanto o branco é uma cor de festa e alegria, violeta é a cor que significa penitência e tristeza pelo pecado.
O funeral não é realmente sobre a família - embora há certamente muitas orações para a consolação dos que choram. Em vez disso, o funeral é principalmente para ele que morreu: Quase toda oração é para o perdão dos seus pecados (isto é, da pena temporal dos pecados). Funerais não são principalmente para a vida, que são para os mortos - o que qualquer pessoa (mesmo que seja um sacerdote) pode dizer-lhe! É por isso que não faz sentido - teologicamente - para usar branco ou até mesmo roxo para um funeral ou Requiem .

Um caso de teste: Todos os Santos "e Finados

Considere-se, como um caso de teste, as festas de Todos os Santos e de Finados dias. Em muitos (talvez a maioria) paróquias em todo o EUA, os fiéis foram ver o padre a mesma vestimenta de Finados dia como fez para Todos os Santos. Que tipo de teologia que este comunicar com as pessoas?
Em Todos os Santos, o sacerdote é direcionado a usar vestes brancas porque os santos já estão no céu e desfrutar da visão de Deus. Eles estão bem felizes e não têm necessidade de nossas orações. Todos 'Almas, no entanto, é a Missa oferecida para as almas do Purgatório - é oferecido como uma oração em seu nome, para a remissão da pena temporal que suportar por seus pecados.
Agora, se o padre usa vestes brancas no dia de Finados, ele pode ser um pouco surpreso que seus fiéis deixaram de acreditar na realidade do purgatório? Se o padre usa a cor de festa, em vez da cor de luto em oração, que nunca vai acreditar que existem almas que sofrem purgação após a morte?
Considerando a diferença essencial no caráter das Missas de Todos os Santos e de Finados, é um escândalo (sim, um escândalo) que o branco é a cor mais comum de facto para o dia de Finados. No entanto, infelizmente, o uso do branco é, não significa uma violação litúrgica ou rubrical.

O uso semanal de vestes negras no Novus Ordo

Mesmo na paróquia típico dos EUA, há ampla oportunidade para re-introduzir preto na liturgia. Certamente, os párocos simplesmente deve começar a usar vestes negras para o dia de Finados - não há desculpa para não usar preto, pelo menos neste dia. Além disso, seria muito bom para usar preto também para todas as missas fúnebres.
Além disso, seria interessante para o pároco para começar a oferecer Requiem missas com mais freqüência. O Novus Ordo tem relativamente poucos memoriais e dias santos (em comparação com a forma extraordinária), portanto, há muito mais oportunidades para oferecer a Missa votiva de mortos durante a semana. Certamente, o Requiem só pode ser oferecido se a intenção é para uma missa do falecido, mas não deve ser muito difícil para um pároco para planejar seus estipêndios em massa em todo o calendário litúrgico, de modo a maximizar o número de Requiem missas.
Se a paróquia típico começaram a comemorar Requiem missas em todos (ou a maioria) dos dias feriais, quando não há santo para ser comemorado, então seria muito fácil para o padre da paróquia de usar vestes negras, pelo menos uma vez por semana nas Novus Ordo paróquia missa
Falando da minha experiência limitada pessoal como pároco, eu me comprometi a usar somente vestes negras para missas fúnebres, e todas as missas votivas dos mortos. Até agora a resposta tem sido muito positiva.
Ainda assim, não será particularmente útil para qualquer pessoa para os leigos para começar a assediar sacerdotes liberais sobre vestindo preto. Pelo contrário, todos nós devemos orar e jejuar por uma restauração do sacerdócio à tradição de fé.

------
fonte: http://newtheologicalmovement.blogspot.com.br/2012/10/why-priests-ought-to-wear-black.html
         http://newtheologicalmovement.blogspot.com.br/2011/11/black-must-come-back-in-liturgy.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário