CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA PIO XII MUNIFICENTISSIMUS DEUS



CONSTITUIÇÃO DO PAPA PIO XII Apostolica
Munificentissimus Deus
Definição DO DOGMA DA ASSUNÇÃO
DE NOSSA SENHORA
 EM CORPO E ALMA AO CÉU
  
Introdução 
1. Deus munificentíssimo, Que Tudo Pode, e cujos Planos de Providência São cheios de Sabedoria e de amor, nos imperscrutáveis ​​desígnios SEUS, entremeia na Vida OS Povos e dos indivíduos Como Dores com Como alegrias, Paragrafo que POR Diversos Caminhos e de Varias Maneiras Tudo coopere Paragrafo O Bem dos que o AmAm (cf. Rm 8,28).
2 O Nosso pontificado, tempos a Assim Como OS Atuais, Tem Sido assediado POR inúmeros Cuidados, preocupações e angústias, devido ÀS Grandes Calamidades e POR muitos Que Andam afastados da Verdade e da Virtude. Mas Paragrafo E NÓS de grande Conforto ver como, A MEDIDA Que UMA Fé Católica se Manifesta publicamente CADA Vez Mais Ativa, AUMENTA também Joe Cada Diâmetro O Amor ea Devoção Paragrafo com UMA Mãe de Deus, e Quase POR Toda Parte ISSO E Estímulo e auspício de UMA Vida Melhor e Mais Papai Noel. ASSIM E sucede Que, POR UM Lado, um desempenha Santíssima Virgem amorosamente uma SUA Missão de Mãe Paragrafo com OS que foram remidos Pelo Sangue de Cristo, e POR Outro, Como inteligências e Os Corações dos Filhos São estimulados a UMA MAIS PROFUNDA e diligente Contemplação DOS SEUS privilégios.
3 de Fato, Deus, que a partir de Toda a Eternidade olhou par a virgem Maria com particular, e pleníssima complacencia, quando Chegou à dos tempos (Gl plenitude 4,4) atuou o plano da SUA Providência de forma que refulgissem com perfeitíssima harmonia OS privilégios e prerrogativas Que LHE concedera com SUA liberalidade. A Igreja de Semper reconheceu ESTA grande liberalidade ea Perfeita harmonia de Graças, e Durante o decurso dos Séculos de Semper procurou estudá-la Melhor. Nestes tempos NOSSOS refulgiu com luz Mais clara o Privilégio da Assunção corpórea da Mãe de Deus.
4. ESSE Privilégio brilhou com novo fulgor quando O Nosso predecessor Memória imortal de, Pio IX, definiu solenemente o dogma da Imaculada Conceição. De Fato cessos Dois dogmas o Estação estreitamente conexos Entre si. Cristo com a Própria morte venceu a morte EO Pecado, e TODO AQUELE Que Pelo Batismo de novo e Gerado, sobrenaturalmente, Graça Pela, vence também o Pecado ea Morte. Porem Deus, Por Lei Ordinária, de Modo concederá EAO JUSTOS O Pleno EFEITO DESTA Vitória Sobre a morte, quando chegar o Fim tempos do DOS. Por ESSE Motivo, Corpos SO dos Justos corrompem-se DEPOIS da morte, e de Modo None ÚLTIMO dia se juntarão com a Própria alma gloriosa.
5 Mas Deus Quis Dessa excetuar Lei Geral de Bem-aventurada Virgem Maria. Por hum Privilégio inteiramente singular Ela venceu o Pecado com a SUA Concepção Imaculada; e POR ESSE Motivo Localidade: Não FOI sujeita à lei de Permanecer na Corrupção Fazer sepulcro, NEM Teve de esperar hum Redenção fazer tempos Corpo ATÉ AO FIM DOS.
6. quando se definiu solenemente Que a Virgem Maria, Mãe de Deus, FOI imune de um SUA Concepção de Toda a mancha, logotipo OS Corações dos Fiéis conceberam UMA Mais viva Esperança de que EM BREVE o supremo magistério da Igreja definiria também o dogma da assunção corpórea da virgem Maria AO Céu.
Petições Pará UMA Definição dogmática
7 de Fato, sucedeu Que Localidade: Não SO OS Simples Fiéis, MAS ATÉ aqueles que, de Certo modo, personificam Como Nações UO Como Provincias eclesiásticas, e MESMO Localidade: Não poucos Padres do Concílio Vaticano pediram instantemente à Sé Apostólica ESTA Definição.
8 Com o decurso do Tempo essas petições e-votos de: Não diminuíram, Os pingos foram aumentando de dia par dia los Nummer e insistência. Com ESSE FIM fizeram-Se Cruzadas de orações; muitos e exímios teólogos intensificaram com ardor OS SEUS ESTUDOS SOBRE este ponto, Quer los Privado, Quer NAS Universidades eclesiásticas OU NAS Otras escolas de disciplinas sagradas; celebraram-se muitas EM contraditório Congressos marianos Nacionais e INTERNACIONAIS. Todos sos Estudos e Investigações mostraram com Maior Realce Que No Depósito da Fé Cristã, confiado à Igreja, tatmbém se encontrava a assunção da virgem Maria AO Céu. E de ordinário a CONSEQÜÊNCIA FOI enviarem súplicas los Que se pedia instantemente a Definição solene Desta Verdade.
9 Acompanhavam OS Fiéis nessa piedosa insistência OS SEUS Sagrados Pastores, OS cais cais Quais d'Orsay d'Orsay dirigiram hum ESTA Cadeira de S. Pedro semelhantes petições los Nummer Muito considerável. Quando fomos Elevado AO sumo pontificado, JA tinham Sido apresentadas milhares a Sé Apostólica ESTA muitos dessas súplicas, Vindas de TODAS Como contraditório do Mundo e de TODAS Como Aulas de Pessoas: dos NOSSOS AMADOS Filhos Cardeais Fazer Sacro Colégio, dos NOSSOS veneráveis ​​Irmãos Arcebispos e Bispos, das dioceses e paróquias Das.
10 Por ESSE Motivo, AO MESMO ritmo Que dirigíamos a Deus intensas súplicas, Paragrafo Que concedesse A Nossa Mente a luz do Espírito Santo Pará decidirmos TÃO Importante Causa, estabelecemos Normas Especiais los que determinamos que se procedesse com TODO o Cuidado a hum Estudo MAIS rigoroso da Matéria, e se reunissem e examinassem TODAS Como petições relativas à assunção da Santíssima virgem, enviadas Sé Apostólica hum de o Ritmo do Nosso predecessor Pio Memória feliz IX, de, COMEU AO Presente. (1)
Consulta AO episcopado
11 Mas Como se tratava de ASSUNTO de tanta importancia e transcendência, julgamos oportuno Rogar Direta e oficialmente hum de Todos os NOSSOS veneráveis ​​Irmãos no episcopado, Que nsa quisessem manifestar explicitamente a SUA Opinião. tal Pará FIM, None dia 1 ° de maio de 1946, dirigimos-lhes UMA Carta encíclica " Deiparae Virginis Mariae "  em que fazíamos esta pergunta: "Vos SE, veneráveis ​​Irmãos, na Vossa Sabedoria Exímia e Prudência, julgais Que a assunção corpórea da Santíssima Virgem PODE Ser proposta e definida Como dogma de Fé, e se desejais Que o SEJA, Tanto Vos Como o Vosso clero e Fiéis ".
Doutrina concorde do Magistério da Igreja
12 E aqueles que "o Espírito Santo colocou Como Bispos Pará Reger uma Igreja de Deus" (At 20, 28) Quase unanimemente Deram RESPOSTA Afirmativa UMA perguntas Ambas Como. ESSA "singular Concordância dos Bispos e Fiéis" (2) EM julgar Que a assunção corpórea AO Céu da Mãe de Deus podios Ser definida Como dogma de Fé, Mostra-SOE a doutrina concorde do magistério ordinário da Igreja, ea Fé igualmente concorde do povo Cristão - Que AQUELE magistério Sustenta e dirige - e POR ISSO MESMO Manifesta, de Modo Certo e imune de Erro, Que Tal Privilégio É Verdade Revelada POR DEUS É contida no Divino Depósito Que Jesus Cristo confiou a SUA Esposa Para o guardar fielmente e infalivelmente o declarar. (3) De Fato, ESSE magistério da Igreja, Nao POR Estudo meramente Humano, MAS Pela Assistência do Espírito de Verdade (cf. Jo 14,26), e portanto Absolutamente SEM Nenhum Erro, desempenha UMA Missão Que LHE FOI confiada de conservar Semper Puras e Integras Como Verdades Reveladas; e Pelo MESMO Motivo transmite-as SEM Contaminação e SEM lhes ajuntar NEM subtrair nada. "Pois - Como ENSINA o Concilio Vaticano - o Espírito Santo prometido FOI AOS SUCESSORES de Pedro Localidade: Não Paragrafo Que, POR SUA Revelação, doutrinas expressem Novas, mas Paragrafo Que, com o SUA Assistência, guardassem com Cuidado e expusessem fielmente a Revelação transmitida apóstolos Pelos Hook, OU SEJA o Depósito da Fé ". (4) Por ESSA Razão, do Consenso universal do Magistério da Igreja, deduz-se hum Argumento Certo e Seguro de par demonstrar a assunção corpórea da Bem-aventurada Virgem Maria. ESSE Mistério, Pelo Que respeita à glorificação celestial do Corpo da augusta Mãe de Deus, Nao podios Ser conhecido POR nenhuma Faculdade da Inteligência COM parágrafo Humana Como Forças Naturais. É, portanto, POR Verdade Revelada Deus, e POR ESSA Razão de Todos os Filhos da Igreja TEM obrigação de hum CRER firme e fielmente. Pois, Como Afirma o Concílio Vaticano MESMO, "TEMOS obrigação de CRER com Fé divina e Católica, TODAS Como Coisas que se CONTÉM na Palavra de Deus Escrita OU transmitida oralmente, e Que a Igreja, com solene Definição UO com o Seu magistério ordinário e universal, nos propõe Crer, Como Reveladas POR Deus "(5).
Testemunhos da Crença na assunção
13 de remotíssimos Tempos, Pelo decurso dos Séculos, aparecem-SOE Testemunhos, indícios e Vestígios Desta Fé Comum da Igreja; Fé Que se manifes CADA Vez Mais claramente.
14 Fiéis OS, guiados e instruídos pastores Pelos Hook, souberam POR Meio da Sagrada Escritura Que a Virgem Maria, de Durante UMA SUA Peregrinação terrestre, levou Vida Cheia de Cuidados, Angústias e sofrimentos; e Que, Segundo a Profecia do Santo Velho Simeão, Uma espada de dor LHE traspassou o Coração, Junto da Cruz do Seu divino Filho e Nosso Redentor. E Fazer MESMO MoDo, Nao tiveram dificuldade los admitir Que, à semelhança do Seu Filho unigênito, tambem a excelsa Mãe de Deus Morreu. Mas ESSA persuasão de: Não OS impediu de CRER Expressa e firmemente Que o Seu Sagrado Corpo de: Não sofreu hum Corrupção Fazer sepulcro, NEM FOI Reduzido à podridão e Cinzas AQUELE tabernáculo Fazer Verbo divino. Pelo contrario, o OS Fiéis iluminados Pela Graça e abrasados ​​de amor par com aquela Que É Mãe de Deus e Nossa Mãe dulcíssima, compreenderam CADA Vez Maior clareza com UMA Maravilhosa harmonia existente Entre OS privilégios concedidos POR Deus àquela Que o MESMO Deus Quis associar AO Nosso Redentor. ESSES privilégios elevaram-na a UMA ALTURA TÃO grande, Que Localidade: Não FOI atingida POR Nenhum Ser Criado, excetuada somente a Natureza Humana de Cristo.
15 Patenteiam inequivocamente ESTA MESMA Fé OS inumeráveis ​​Templos consagrados a Deus lhes Honra da Assunção de Nossa Senhora, e Como Imagens Neles expostas à veneração dos Fiéis, Que mostram AOS Olhos de Todos Este triunfo singular da Santíssima Virgem. Muitas Cidades, dioceses e regiões foram consagradas AO especial patrocínio e Proteção da Assunção da Mãe de Deus. Fazer MESMO modo, com aprovação da Igreja, fundaram-se Institutos Religiosos com o nomo dEste Privilégio. Nem se passar Desen los Silêncio Que Não Rosário de Nossa Senhora, cuja reza Tanto recomenda ESTA Sé Apostólica, ha hum Mistério proposto à Nossa Meditação, Que, Como Todos Sabem, E consagrado à Assunção da Santíssima Virgem AO Céu. 
Testemunho da liturgia
16 De Modo AINDA Mais universal e esplendoroso se manifes ESTA Fé dos pastores e dos Fiéis, com UMA FESTA Liturgica da Assunção celebrada a partir de Tempos antiquíssimos no Oriente e Ocidente nao. Nunca Santos OS padres e Doutores da Igreja deixaram de haurir luz Nesta solenidade, POIs, Como Todos Sabem, a sagrada liturgia, "Sendo também Profissão das Verdades Católicas, e estando sujeita AO supremo magistério da Igreja, PODE fornecer Argumentos e Testemunhos de Nao Pequeno valor nominal determinar algum Ponto da doutrina Cristã "(6).
17. n.os Livros litúrgicos los Que Aparece UMA festa da  Dormição UO da Assunção de santa Maria , encontram-se expressões que de UMA OU outra Maneira concordam los referir que, quando a virgem Mãe de Deus Passou dEste Exílio Para O Céu, POR UMA Especiais Providência divina, sucedeu AO Seu Corpo Algo de consentâneo com a Dignidade de Mãe do Verbo encarnado e com OS Para nós Ligação privilégios Que LHE foram concedidos. É O QUE SE Afirma, apresentarmos Pará hum Exemplo elucidativo, Nao  Sacramentário  predecessor enviado Pelo Nosso de Memória imortal Adriano I, Imperador Carlos Magno AO. Nele se Diz: "E digna de veneração, Senhor, um dia festividade dEste, EM que um Papai Mãe de Deus sofreu a morte temporal mas Localidade: Não PODE Ficar presa com algemas Como da morte aquela Que Gerou Localidade: Não Seu seio o Verbo de Deus encarnado, Vosso Filho, Nosso Senhor ". (7)
18 Aquilo Que Aqui do SE UMA REFERÊ com sobriedade de Palavras costumeiras na Liturgia romana, Exprime-se Mais difusamente nn Para nos ligam Livros Das Antigas liturgias Orientais e ocidentais. O Sacramentário Galicano , Exemplo POR, Chama UMA ESSE Privilegio de Maria, "inexplicável Mistério, Tanto Mais Digno de Ser proclamado, Quanto e Único Entre OS Homens, Pela assunção da virgem". E na liturgia bizantina a assunção corporal da virgem Maria e relacionada DIVERSAS vezes Localidade: Não Só com a Dignidade de Mãe de Deus, MAS também com OS Para privilégios nos ligam, especialmente com a SUA Maternidade virginal, decretada POR UM Designio singular da Providência divina: "Deus, Rei do Universo, privilégios concedeu-vos que superam a Natureza ;. ASSIM Como No parto vos conservou a virgindade, Assim Localidade: Não sepulcro vos preservou o Corpo da Corrupção EO conglorificou Pela divina translação" (8)
A festa da Assunção
19 A Sé Apostólica, Herdeira do múnus confiado AO Príncipe dos Apóstolos de Confirmar na Fé OS Irmãos (cf. Lc 22,32), COM SUA Autoridade FOI tornando CADA Vez Mais solene ESTA celebração. ESSE Fato estimulou eficazmente OS Fiéis a irem-se apercebendo Mais e Mais da importancia dEste Mistério. E ASSIM, a festa da Assunção, que tinha o Princípio AO MESMO grau de solenidade que Como restantes marianas Festas, elevada FOI AO rito Das Festas MAIS solenes Fazer Ciclo litúrgico. O Nosso predecessor S. Sérgio I, AO prescrever Como ladainhas, uo UMA Chamada procissão estacional, NAS Festas de Nossa Senhora, enumera simultaneamente a  Natividade , a  Anunciação , a  Purificação  ea  Dormição . (9) A festa se celebrava JÁ com o nomo de Assunção da Bem-aventurada Mãe de Deus, Sem ritmo de S. Leão IV ESSE papa procurou Que se revestisse de Maior esplendor, Mandando ajuntar-LHE a vigília ea oitava. E o proprio pontífice Quis Participar nessas solenidades, acompanhado de Imensa Multidão. (10) Na vigília de JA HÁ Muito se guardava o jejum, Como se Prova com Evidência Fazer Afirma que O Nosso predecessor S. Nicolau I, AO TRATAR dos principais jejuns "que ... desde OS tempos Antigos observava e AINDA UMA OBSERVA de Santa Romana Igreja "(11).
20 A Liturgia da Igreja Localidade: Não cria UMA Fé Católica, mas supõe-na; EE Dessa Fé Que brotam OS ritos Sagrados, Como da Árvore OS frutos. POR ISSO os Santos Padres e Doutores NAS homilias e sermões que Nesse dia fizeram AO Povo, Nao foram buscar ESSA doutrina à liturgia, Como a Fonte Primária; mas falaram Dela AOS Fiéis Como de Coisa sabida e admitida Por Todos. Declararam-na Melhor, explicaram o Seu significado EO Fato com Razões Mais Profundas, destacando e amplificando Aquilo que muitas vezes OS Livros litúrgicos apenas aludiam los poucas Palavras, um sabre, que esta com festa de: Não se comemora somente a incorrupção do Corpo Morto da Dinamarca Santíssima Virgem, mas principalmente o triunfo POR ELA alcançado Sobre a morte ea SUA celeste glorificação à semelhança do Seu Filho unigênito, Jesus Cristo.
Testemunho dos santos Padres
21 S. João Damasceno, que entre Todos se distingue Como pregoeiro Dessa Tradição, AO comparar a assunção gloriosa da Mãe de Deus com o SUAS Como Otras prerrogativas e privilégios, Exclama com veemente eloqüência: "Convinha Que aquela Que No parto manteve ilibada virgindade conservasse O Corpo incorrupto MESMO DEPOIS da morte. Convinha Que aquela Que Trouxe de: Não seio o Criador encarnado, habitasse tabernáculos Entre OS divinos. Convinha que Morasse de: Não tálamo celestial aquela Que o Eterno Pai desposara. Convinha Que aquela Que Viu o Seu Filho na cruz, com o Coração traspassado POR UMA espada de dor de que tinha Sido imune None parto, contemplasse assentada à Direita do Pai. Convinha Que a Mãe de Deus possuísse o Que Fazer era Filho, e Que Fosse Venerada POR TODAS Como Criaturas como Mãe e Serva Fazer MESMO Deus "(12).
22 Condizem com essas Palavras de s. João Damasceno Como de muitos para nos link que afirmam a doutrina MESMA. E Localidade: Não São Menos expressivas, NEM Menos Exatas, Como Palavras Que se encontram Nos sermões proferidos Pelos santos Padres Mais Antigos UO da MESMA Época, ordinariamente POR OCASIÃO Dessa festividade. ASSIM, Paragrafo citar Outro Exemplo, s. Germano de Constantinopla julgava Que a incorrupção do Corpo da Virgem Maria Mãe de Deus, ea SUA Assunção AO Céu São corolários de: Não So da SUA Maternidade divina, mas ATÉ da Santidade daquele SINGULARES Corpo virginal: "Vos, Como ESTA Escrito, EM Beleza 'aparecestes'; o Vosso Corpo virginal E Totalmente santo, Totalmente casto, Totalmente Domicílio de Deus de forma que ATÉ POR Este Motivo FOI isento de desfazer-se em OP; FOI, sim, transformado, enquanto era Humano, Paragrafo Viver a Vida altissima da incorruptibilidade, mas ágora ESTA vivo, gloriosíssimo, incólume e Participante da Vida Perfeita "(13) Outro Escritor antiquíssimo assevera POR SUA Vez .:" A gloriosíssima Mãe de Cristo, Deus e Salvador Nosso, dador da Vida e da imortalidade, glorificada FOI Revestida e do Corpo na eterna incorruptibilidade, POR AQUELE MESMO UMA Que ressuscitou Fazer sepulcro ea chamou a si duma forma que até ELE SABE "(14).
23 A MEDIDA Que a festa Liturgica se FOI Espalhando, e Celebrando Mais devotamente, Maior FOI o numéro de Bispos e oradores Sagrados que julgaram de Seu Dever explicar com clareza Toda a O Mistério Que se venerava Nesta solenidade e mostrar Como Ela estava intimamente relacionada com Como Otras Verdades Reveladas.
Teólogos Testemunho DOS
24 Entre teólogos escolásticos OS, alguns de: Não faltaram, Que, pretendendo Penetrar Mais profundamente NAS Verdades Reveladas, o Acordo de Incorporação e mostrar entre Uma Chamada Razão Teológica ea Fé Católica, notaram UMA Estreita Conexão existente entre este Privilégio da Assunção da Santíssima Virgem e Como Demais Verdades contidas na Sagrada Escritura.
Partindo desse pressuposto 25, apresentam DIVERSAS Razões Para corroborar ESSE Privilégio mariano. A Razão Primária e diziam Fundamentos de Ser O Amor filial de Cristo Para O LeVar hum Querer UMA assunção de SUA Mãe AO Céu. E advertiam Mais, que a Força dos Argumentos se baseava na incomparável Dignidade da SUA Maternidade divina e lhes TODAS Como Graças que Dela derivam: a altissima Santidade que exceder como Santidade de Todos os Homens e anjos, um Íntima União de Maria com o Seu Filho, e sobretudo o de amor Que o Filho consagrava a SUA Mãe digníssima.
26 vezes Muitas OS teólogos e oradores Sagrados, seguindo OS Passos dos Santos Padres (15), Pará explicarem a SUA Fé na assunção, serviram-se com Certa Liberdade de Fatos e Textos da Sagrada Escritura. E ASSIM, Paragrafo mencionar Só alguns Mais Empregados, houve QUEM citasse Vá para este Propósito Como Palavras do salmista: "Erguei-vos, Senhor, Para O Vosso Repouso, Vos ea Arca de Vossa santificação" (Sl 131, 8); e na Arca da Aliança, Feita de madeira incorruptível e colocada no Templo de Deus, viam Como que UMA Imagem do Corpo Puríssimo da virgem Maria, preservado da Corrupção Fazer sepulcro, e elevado a tamanha Glória Localidade: Não Céu. Fazer MESMO modo, AO TRATAR Desta Materia, descrevem UMA Entrada triunfal da Rainha na corte celeste, e Como se Vai Sentar a Direita do divino Redentor (Sl 44,10.14-16); e recordam A Proposito UMA Esposa dos Cantares "Que Sobe Deserto pelo, Como UMA Coluna de mirra e de Incenso" Para Ser Coroada (Ct 3,6; cf. 4,8; 6,9). Ambas São propostas Como Imagens daquela Rainha e Esposa celestial, Que sobe AO Céu com o Seu Esposo divino.
27 Os Doutores escolásticos vislumbram igualmente a assunção da Mãe de Deus Localidade: Não Só lhes Varias Figuras Fazer Antigo Testamento, mas também Naquela Mulher, Revestida de sol, Que o apóstolo s. João contemplou na ilha de Patmos (Ap 12, ls.). Porem, Textos Entre OS Fazer Novo Testamento, consideraram e examinaram COM Particulares aquelas Cuidado Palavras: "Ave, Cheia de Graça, o Senhor E convosco, bendita sois Vos Entre Como Mulheres" (Lc 1,28), POIs viram None Mistério da Assunção o complemento daquela plenitude de Graça, concedida à Santíssima Virgem, e UMA singular benção contraposta à Maldição de Eva. 
Na Teologia Escolástica
28 Por ESSE Motivo, nos primórdios da Teologia Escolástica, o piedosíssimo varão Amadeu, bispo de Lausana, afirmava Que a carne da virgem Maria permaneceu incorrupta - NEM SE PODE CRER Que o Seu Corpo padecesse a Corrupção -, o o Porque se uniu de novo à alma, e juntamente com Ela penetrou na corte celestial. "Pois era ELA Cheia de Graça e Bendita Entre Como Mulheres (Lc 1,28). Só Ela mereceu conceber o Deus verdadeiro do Deus verdadeiro, e Sendo virgem DEU-o à luz, amamentou-o, Trouxe-o no regaço, e prestou-LHE de Todos os Cuidados maternos ". (16)
29 Entre OS Escritores Sagrados Que naquele ritmo COM VÁRIOS Textos, comparações e analogias tiradas das divinas Letras, ilustraram e confirmaram a doutrina da Assunção los que piamente acreditavam, Ocupa Lugar primordial o doutor evangélico s. Antônio de Pádua. Na festa da Assunção, AO Comentar aquelas Palavras de Isaías: "glorificarei o Lugar dos MEUS PES" (Is 60,13), afirmou com Segurança Que o divino Redentor glorificou de Modo Mais Perfeito a SUA Mãe amantíssima, da qua tomara carne Humana. "Daqui, ve-se claramente", Diz, "Que O Corpo da Santíssima Virgem FOI AO ASSUNTO Céu, POIs era o Lugar dos pes FAZ Senhor". Pelo Que, escreve o salmista: "Erguei-vos, Senhor, Para O Vosso Repouso, Vos EA Arca da Vossa santificação". E Como ASSIM, acrescenta AINDA, Jesus Cristo ressuscitou triunfante da morte e subiu Paragrafo hum Direita do Pai, ASSIM também "ressuscitou a Arca da SUA santificação, quando Neste dia um assunta virgem Mãe FOI AO tálamo celestial". (17)
No PERÍODO Áureo
30 quando, na Idade Media, a Teologia Escolástica atingiu o Maior esplendor, s. Alberto Magno, Paragrafo demonstrar ESSA Verdade, apresenta fundados Vários Argumentos nd Sagrada Escritura, na Tradição, na liturgia por e lhes Razões teológicas, e CONCLUI: "Por ESTAS e Outras muitas Razões e autoridades, evidenciados E Que a Bem-aventurada Mãe de Deus foi assunta AO Céu lhes Corpo e alma SOBRE OS coros dos Anjos cremos E que IstoÉ Absolutamente verdadeiro. "(18) E num Sermão Pregado em Dia da Anunciação de Nossa Senhora, aquelas AO explicar Palavras do Anjo :." Ave, Cheia de Graça ... ", o doutor universal COMPARA a Santíssima Virgem com Eva, e Afirma clara e terminantemente que Maria foi Livre das Quatro maldições Que caíram SOBRE Eva (19).
31 O Doutor Angélico, seguindo Como pisadas do Mestre, AINDA Que Nunca TRAR expressamente Fazer ASSUNTO, Nao entanto Semper Que se oferece UMA OCASIÃO Fala DELE, e com a Igreja Católica Afirma Que O Corpo de Maria juntamente com a alma FOI AO levado Céu ( 20).
32 E da MESMA Opinião, muitos Entre a US Link, O Doutor Seráfico, o qua TEM Como Certo Que, Assim Como Deus preservou Maria Santíssima da violação do pudor e da Integridade virginal AO conceber e dar à luz o Seu Filho, ASSIM Localidade: Localidade: Não permitiu isso. o Seu Corpo se desfizesse los podridão e Cinzas (21) Aplica a Santíssima Virgem, EM SENTIDO acomodatício, aquelas Palavras da Sagrada Escritura: "Quem E esta que sobe do Deserto, Cheia de gozo, e Apoiada no Seu amado?" (Ct 8,5), e raciocina Desta forma: "Daqui PODE concluir-se Que ELA ESTA ali corporalmente (na Glória celeste) ... o ... o Porque a SUA Felicidade Localidade: Não Seria plena se ali de: Não estivesse em Pessoa; ora hum Pessoa Localidade: Não E de forma a alma, mas o Composto; logotipo E Claro Que ESTA ali Segundo o Composto, Isto É, EM Corpo e alma ;. de Outro Modo de: Não gozaria de plena Felicidade "( 22)
Na Escolástica posterior
33 Na Escolástica posterior, OU SEJA nenhuma XV Século, São Bernardino de Sena, resumindo e ponderando cuidadosamente Tudo Quanto OS teólogos Medievais tinham Escrito UMA ESSE Propósito, Nao julgou Suficiente referir Como principais Considerações Que OS Antigos Doutores tinham proposto, mas acrescentou Otras Novas. Por Exemplo, Uma semelhança Entre a divina Mãe EO divino Filho, Nao Que respeita à perfeição e Dignidade de alma e Corpo - ASSIM Exige Absolutamente Que Maria "- Que semelhança NEM Sequer nn permite Pensar Que a Rainha celestial POSSA Estar separada do Rei dos Céus . deva Estar Onde ESTA Cristo "(23) Portanto, E Muito conveniente e Conforme à Razão que Tanto o Corpo Como a alma do Homem e da Mulher tenham alcançado ja a Glória de: Não Céu; e, Finalmente, o Fato de Nunca a Igreja ter PROCURADO Como Relíquias da Santíssima Virgem, NEM Como ter Exposto à veneração dos Fiéis, constitui hum Argumento Que É "como que UMA Experiência sensivel" da Assunção (24).
Tempos Modernos nsa
34. tempos 'em' MAIS RECENTES, Como Razões dos santos Padres e Doutores, aduzidas Acima, foram Usadas comumente. Seguindo O COMUM DOS Sentir cristãos, Dos Recebido Tempos Antigos s. Roberto Belarmino exclamava: "Quem há, pergunto, Que POSSA Pensar Que a arca da Santidade, o Domicílio Fazer Verbo, o Templo do Espírito Santo tenha caido los Ruinas Horroriza-se o Espírito Só com Pensar Que aquela carne Que Gerou, DEU UM? luz, alimentou e transportou a Deus, se tivesse convertido los Cinza OU Fosse Alimento dos Vermes "(25).
35 De Igual forma s. Francisco de Sales Afirma Que Localidade: Não se PODE duvidar Que Jesus Cristo cumpriu Fazer Modo Mais Perfeito o divino mandamento Que obriga Os Filhos de honrar OS Pais. E uma pergunta Seguir FAZ ESTA: "Que haveria Filho, Que, se pudesse, Nao ressuscitava a SUA Mãe e Localidade: Localidade: Não a levava Para o Céu" (26) E s. Afonso escreve POR SUA Vez .: "Jesus de: Não Quis Que O Corpo de Maria se corrompesse DEPOIS da morte, redundaria POIs los Seu desdouro Que se transformasse los podridão aquela carne virginal de que ELE MESMO tomara a carne Própria" (27)
36 quando JÁ tinha aparecido los Toda a SUA luz O Mistério Que se celebra Nesta festa, Nao faltaram Doutores que, em Vez de TRATAR das Razões teológicas pelas cais cais Quais d'Orsay d'Orsay se demonstrasse a absoluta Conveniência de Crença na assunção corpórea da Virgem Santíssima, voltaram O Pensamento Para a Fé da Igreja, mística Esposa de Cristo, SEM NEM mancha ruga (cf. Ef 5,27), Que o Apóstolo Chama "Coluna e sustentáculo da Verdade" (1Tm 3,15). E apoiados Nesta Fé Comum pensaram Que Seria temeraria, Paragrafo Localidade: Não herética DiZer, UMA contraria Opinião. S. Pedro Canísio, Para muitos nós Ligação Como, DEPOIS de declarar Que o Termo assunção se referia à glorificação de: Não So da alma Mas, também do Corpo, e Que a Igreja HÁ muitos Séculos venerava e celebrava solenemente Este Mistério mariano, obser: "Esta Opinião E admitida HÁ Vários Séculos e Tao fazer impressa na alma dos Fiéis, e Tao fazer recomendada Pela Igreja, que QUEM negasse a assunção AO Céu do Corpo de Maria Santíssima NEM Sequer Seria Ouvido com Paciência, mas Seria vaiado Como pertinaz, OU MESMO Temerario, e imbuido Mais de espírito herético Fazer que Católico "(28).
37 Pela MESMA Época, o Doutor exímio estabelecia ESTA Regra Paragrafo a mariologia: "Os Mistérios da Graça Que Deus operou na virgem Maria NAO SE devem Medir pelas Leis Ordinárias, SENAO Pela onipotência divina, suposta a Conveniência Fazer Fato ea Localidade: Não Contradição OU repugnância com Como Escrituras ". (29) E apoiado na Fé de Toda a Igreja, podios concluir que O Mistério da Assunção Devia fazer CRER-se com a MESMA firmeza Que o da Imaculada Conceição, e ja entao julgava Que Ambas Como Verdades podiam definidas SER. 
Fundamento escriturístico
38 Todos sos Argumentos e Razões dos santos Padres e teólogos apóiam-se, EM ÚLTIMO Fundamento, na Sagrada Escritura. Esta Nos apresenta uma Mãe de Deus extremamente unida AO Seu Filho, e de Semper Participante da SUA sorte. Pelo que parece que Quase Impossível contemplar aquela Que concebeu, DEU à luz, alimentou com o Seu leite, um Cristo, EO Teve nsa Braços e apertou contra o Peito, estivesse ágora, DEPOIS da Vida terrestre, separada DELE, SE Localidade: Não Quanto à alma, corpo AO Menos Quanto ao. O Nosso Redentor E também Filho de Maria; e Como Observador perfeitíssimo da lei divina de: Não podios deixar de honrar a SUA Mãe amantíssima logotipo DEPOIS Fazer Eterno Pai. E podendo ELE Adorna-la com tamanha Honra, preservando-a da Corrupção Fazer sepulcro, DEVE CRER-se Que Realmente o fez.
39 E convém sobretudo ter los vista que, ja a Partir do Século II, os Santos Padres apresentam a virgem Maria Como nova Eva, sujeita sim, mas intimamente unida AO novo Adão na Luta contra o Inimigo infernal. E ESSA Luta, Como JÁ se indicava nenhuma Protoevangelho, Acabaria com a Vitória Completa SOBRE O Pecado e Sobre a morte, Que Semper se encontram unidas Nos Escritos Fazer Apostolo Das gentes (cf. Rm 5, 6, LCOR 15,21-26; 54-57). ASSIM Como a Ressurreição gloriosa de Cristo constituiu-parte essencial e ÚLTIMO TROFÉU Desta Vitória, ASSIM também hum Vitória de Maria Santíssima, Comum com hum Fazer Seu Filho, devia do fazer Terminar Pela glorificação do Seu Corpo virginal. Pois, Como Diz o apóstolo AINDA, "quando ... Este Corpo mortal, se revestir da imortalidade, entao se cumprirá o Que ESTA Escrito: a morte FOI absorvida na Vitória" (1Cor 15,14).
40 dEste modo, hum augustíssima Mãe de Deus, Associada a insondável Jesus Cristo de Modo de Toda a Eternidade "com hum Único decreto" (30) de predestinação, Imaculada na Concepção SUA, semper virgem, na SUA Maternidade divina, generosa companheira afazeres divino Redentor Que obteve triunfo completo SOBRE O Pecado e SUAS consequencias, alcançou POR FIM, Como Suprema privilégios Coroa dos SEUS, Que Fosse preservada da Corrupção Fazer sepulcro, e Que, à semelhança do Seu divino Filho, vencida a morte, fossa levada los Corpo e alma AO Céu, Onde refulge Como Rainha à Direita do Seu Filho, Rei imortal DOS Séculos (cf. 1Tm 1,17).
Oportunidade da Definição
41 Considerando Que a Igreja universal - Que É Assistida Pelo Espírito de Verdade, Que a dirige infalivelmente Para O Conhecimento das Verdades Reveladas - não decurso dos Séculos manifestou de Tantas Formas hum SUA Fé; considerando Que OS Bispos de TODO O Mundo Quase unanimemente pedem que SEJA definida Como dogma de Fé divina e Católica A Verdade da Assunção da Santíssima Virgem corpórea AO Céu; considerando que esta Verdade se funda na Sagrada Escritura, ESTA profundamente gravada na alma dos Fiéis, e de Tempos antiquíssimos E Comprovada Pelo Culto litúrgico, e concorda, inteiramente, com um Otras Verdades Reveladas, e TEM Sido esplendidamente explicada e declarada Pelos Estudos, Sabedoria Prudência e DOS teólogos - julgamos chegado o Momento estabelecido Pela Providência de Deus, Paragrafo proclamarmos solenemente Este Privilégio insigne da virgem Maria. (42). NOS, que colocamos O Nosso pontificado Solúcar o especial patrocínio da Santíssima Virgem, à recorremos qua los Tantas circunstâncias tristes, NSA, que consagramos publicamente TODO o Gênero Humano AO Seu Imaculado Coração, e que experimentamos muitas vezes o Seu Poderoso patrocínio, confiamos firmemente que ESTA solene proclamação e Definição Sera, Será, será de grande proveito do Pará UMA Humanidade inteira, o o Porque reverte los Glória da Santíssima Trindade, a qua a virgem Mãe de Deus ESTA Ligada com Laços Muito Especiais. É de esperar também que de Todos os Fiéis cresçam los de amor par com a Mãe celeste, e Que OS Corações de Todos os Que se gloriam Fazer nomo de cristãos se movam a desejar a União com o Corpo místico de Jesus Cristo, e de: Não de de amor Que aumentem Pará com aquela Que TEM amor de Mãe Paragrafo Com Os Membros Fazer MESMO augusto Corpo. E também E lícito esperar Que, AO meditarem Nos Exemplos gloriosos de Maria, Mais e Mais se persuadam Todos Faze valor da Vida Humana, parágrafo se consagrada AO cumprimento da Vontade do Pai celeste ea procurar Integrante Fazer O Bem Próximo. Enquanto o materialismo ea Corrupção de trajes que DELE se origina ameaçam subverter a luz da Virtude, e destruir Vidas Humanas, suscitando Guerras, E AINDA de esperar que este luminoso e incomparável Exemplo, posto Diante dos Olhos de Todos, mostre com plena luz Qual o FIM que o SE destinam a alma Nossa EO Nosso Corpo. E, Finalmente, esperamos Que a Fé na assunção corpórea de Maria AO Céu torne Mais firme e operativa a Fé na Ressurreição Nossa Própria.
43 E e Paragrafo NÓS Motivo de regozijo Imenso que este Fato, POR Providência de Deus, se Percebe Neste Ano Santo que esta a decorrer, e Que possamos ASSIM, enquanto se celebra Este jubileu Maior, adornar com pedra preciosa ESTA UMA fronte da Virgem Santíssima , e deixar hum monumento, Mais perene Que o bronze, da Nossa ardente Devoção Paragrafo com UMA Mãe de Deus.
Definição solene do dogma
44 "Pelo Que, DEPOIS de TERMOS dirigido hum deus repetidas súplicas, e de TERMOS invocado a paz do Espírito de Verdade, Paragrafo Gloria de Deus onipotente Que UMA Virgem Maria concedeu UMA SUA Especiais benevolência, Paragrafo Honra Fazer Seu Filho, Rei imortal dos Séculos e triunfador do Pecado e da Morte, Paragrafo aumento da Glória da SUA augusta Mãe, e Paragrafo gozo e Júbilo de Toda a Igreja, com a Autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Bem-aventurados Apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos Ser dogma divinamente Revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a virgem Maria de semper, terminado o Curso da Vida terrestre, assunta estava em Corpo e alma à Glória celestial ".
45 Pelo Que, se alguem, O Que Deus Localidade: Não permita, Ousar, voluntariamente, Negar OU Pôr los Dúvida ESTA Nossa Definição, naufraga Saiba Que na Fé divina e Católica.
46 Para Que Chegue AO Conhecimento de Toda a Igreja Nossa ESTA Definição da Assunção corpórea da virgem Maria AO CEU Queremos Que se conservem ESTA Carta Para Perpétua Memória; mandamos também que, AOS SEUS transuntos OU Copias, impressas MESMO, desde que sejam subscritas Pela Mão de algum notario publico, e munidas com o selo de alguma Pessoa constítuida los Dignidade eclesiástica, se lhes de O MESMO Crédito que um Presente, se Fosse apresentada e mostrada.
47 A NINGUEM, POIs, SEJA lícito infringir ESTA Nossa declaração, proclamação e Definição, OU temerariamente opor-se-LHE e contraria-la. Se alguem presumir intenta-lo, Saiba Que incorre na indignação de Deus onipotente e dos Bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo.

Dado los Roma, Junto de São Pedro, no Ano do Jubileu Maior, de 1950, None dia 1 ° de Novembro, festa de Todos os Santos, no XII Ano fazer Nosso pontificado.

Eu PIO, Bispo da Igreja Católica ASSIM definindo, subscrevi.